Hoje, Dia da Consciência Negra, data que também evoca a história de Zumbi dos Palmares e que reverencia o legado de resistência e a trajetória de luta da população negra, a Rádio Progresso conversou com a Jornalista, Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e idealizadora do projeto Narrativas negras, Thayane Madruga.
Natural de Cruz Alta, Thayane criou o projeto em junho de 2020, em meio a pandemia, como um espaço para falar sobre racismo, cultura negra, empoderamento negro, melhores oportunidades, e também como uma forma de levar a educação antirracista para escolas, universidades e demais instituições, através do projeto itinerante de educação racial e ‘afrobetização’. Hoje o projeto é voltado tanto a estudantes quanto a professores, desde as séries iniciais até a universidade.
Em entrevista nesta manhã, Thayane explicou mais sobre os objetivos do projeto, focados em garantir que todos os anos as crianças e jovens tenham acesso a essa temática, na tentativa de criar uma geração que não cometa os mesmos erros de repetição de discursos de ódio (racistas), e seja mais tolerante e antirracista.
Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto, ou mesmo levá-lo até uma escola ou instituição, pode entrar em contato através das redes sociais, no instagram em @projeto_narrativasnegras e no site narrativasnegras.com.br
Ouça abaixo parte da entrevista realizada na manhã desta quarta-feira (20):