Busca rápidaX

MANCHETES

Natal e ano novo mudam horários de atendimento em prefeituras e demais órgãos de Ijuí e região

22 de dezembro de 2025

Essa semana e na próxima haverá alterações em vários serviços em razão do natal e ano novo, que irão transcorrer nas duas próximas quintas-feiras, dias 25 de dezembro e primeiro de janeiro. Hoje e amanhã, os atendimentos são prestados nos horários habituais. Porém, a partir de quarta-feira, véspera de natal, a situação muda.

A Receita Federal, dias 24 e 31 de dezembro, vai atuar pela manhã, das 8 horas ao meio-dia, com senhas emitidas até as 11 e 30. O INSS também vai atender nas vésperas de natal e ano novo apenas pela manhã. Os Correios terão atendimento, dias 24 e 31 de dezembro, até as 14 horas. No dia 02 de janeiro não haverá serviços.

Já as repartições públicas estaduais do Rio Grande do Sul estarão fechadas quarta e quinta-feira desta semana, além do próximo dia 31. Referente às agências bancárias, quarta-feira o trabalho vai ocorrer das 9 às 11 horas, e sexta-feira atuação normal. O mesmo vai acontecer dias 29 e 30 de dezembro. Dia 31 deste mês, as agências bancárias estarão fechadas, com reabertura dia 2 de janeiro, nos horários habituais.

Em termos de administrações municipais, a prefeitura de Ijuí atua hoje e manhã normalmente, mas quarta-feira vai ter turno único, das 7 às 13 horas. Sexta-feira, haverá ponto facultativo; dias 29 e 30, serviços habituais; com retorno do ponto facultativo dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.

Já a prefeitura de Nova Ramada vai ter ponto facultativo quarta-feira, véspera de natal. Sexta-feira, haverá turno único das 7 às 13 horas, pois à noite, no Clube de Pinhal, vai ter baile de aniversário do município, cuja data vai ser completada no sábado, dia 28. Dia 31, a prefeitura de Nova Ramada também vai estar fechada. Em Boa Vista do Cadeado, o Executivo vai atender dias 24 e 31, das 8 às 14 horas, com fechamento dias 25 e 26 deste mês, ainda primeiro e 2 de janeiro. No caso da administração de Chiapetta, nos próximos dias 26 e 31 haverá ponto facultativo.

A prefeitura de Bozano, por sua vez, não vai atuar dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, também primeiro e dois de janeiro. Nos demais dias, os serviços serão normais, porém, a administração bozanense está com turno único das 7 às 13 horas. Na prefeitura de Panambi, sexta-feira e 2 de janeiro, ponto facultativo, e nas vésperas de natal e ano novo, turno único até as 13 horas.

Em Eugênio de Castro, quarta-feira, a prefeitura vai estar aberta das 7 às 12 horas; sexta-feira fechada; dias 30 e 31 de dezembro, ainda 2 de janeiro, apenas expediente interno. Em Pejuçara, nas vésperas de natal e ano novo, o Executivo vai contar com turno único das 7 e 30 às 12 e 30, com ponto facultativo sexta-feira e 2 de janeiro.

No município de Ajuricaba, dias 24 e 31 de dezembro a prefeitura vai atender das 7 às 13 horas, e dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, ponto facultativo. Aliás, a administração ajuricabense está em turno único das 7 às 13 horas nesse final de ano e começo de 2026.

Em Coronel Barros, na véspera de natal a prefeitura vai atender em turno único, das 7 às 13 horas, e dia 31 vai ter ponto facultativo. Coronel Barros segue com turno único até 27 de fevereiro. Em Augusto Pestana, quarta-feira e dia 31 a prefeitura vai atuar das 7 horas ao meio-dia. Em Capão do Cipó, sexta-feira e 2 de janeiro vai ter ponto facultativo na administração municipal.

Já a área judiciária do Rio Grande do Sul está em recesso até 6 de janeiro. Diante disso, unidades do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública mantém apenas serviços de plantão. Isso vale, por exemplo, para o Fórum, Promotorias Públicas e Defensoria Pública de Ijuí, bem como unidades da região. O Juiz da 1ª Vara Criminal do Fórum de Ijuí, Eduardo Giovelli, explica que estão suspensos os prazos processuais, porém, há juiz e servidores de plantão para atender medidas urgentes, por exemplo, questões de pessoas presas, violência contra mulheres e problemas de famílias, como guarda de crianças.

Ministério Público e Defensoria Pública também têm plantões até 6 de janeiro para questões de urgência. A Defensoria Pública em Ijuí alerta que o atendimento de urgência é acionado a partir de contato com a central do plantão por telefone em Porto Alegre, números 0800-2000-129 ou 129. Na capital gaúcha é feita a triagem e acionadas as unidades do interior do Estado em caso de urgência.

Também de ontem até 6 de janeiro, durante o recesso forense, geralmente os advogados aproveitam para período de férias, pois as ações no Judiciário ficam bastante restritas. A 23ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com sede em Ijuí, também está de recesso, conforme a presidente, Maria Cristina Lucion.

Fonte: RPI