As obras de revitalização do prédio central do Cemitério Jardim estão avançadas e já retratam diferença visual expressiva. A situação era degradante e indigna para uso da população na hora da despedida de amigos e familiares e velórios não podiam ser realizados à noite, em decorrência da falta de energia elétrica, causada, muitas vezes, pelo furto de cabos. O vandalismo, inclusive, é um dos principais problemas e para o qual a administração trabalha em uma solução.
Enquanto a reportagem da Rádio Progresso registrava em fotos as melhorias já efetivadas, dona Nair Costabeber se aproximou. “Eu vim aqui para dar meu depoimento, dizer que está ficando muito bonito. Ano passado passamos um perrengue para velar meu neto porque aqui não tinha luz, não dava nem pra usar o banheiro. Semana passada perdi meu marido e velamos aqui, à noite, com tudo limpo, novo e bem cuidado. Me senti respeitada. Desta vez sim, respeitada”, enfatizou.
O secretário de Obras, Fábio Franzen, explicou que ainda há o que ser feito no local, mas que as obras estão, de fato, adiantadas. “Ainda não está pronta, tem bastante coisa para fazer, mas o resultado geral será bom”, disse. Além da reforma da capela, o projeto de revitalização do cemitério prevê construção de gavetário e de muro vazado, para prevenir a entrada de animais e coibir atos de vandalismo.