Busca rápidaX

MANCHETES

Neurologista do HCI alerta sobre prevenção ao AVC

26 de agosto de 2025

O AVC é considerada a doença que mais mata no Brasil. A afirmação foi feita pelo Dr. Roger Zanandrea, médico neurologista do HCI, em entrevista à Rádio Progresso.

Segundo ele, no final de semana houve evento voltado a neurologia, cardiologia e a cirurgia vascular. O médico disse que o Acidente Vascular Cerebral possui algumas causas principais cardiológicas, como insuficiência ou aritmia cardíaca, que acaba levando a estes problemas.

Outras situações apontadas são as placas de gordura nas artérias, que acabam fazendo parte também deste acompanhamento e tratamento. O Dr. Roger destacou ainda que 80% dos AVCs poderiam ser evitados se os fatores de risco fossem controlados.

Os cinco fatores de risco são Hipertensão, Diabetes, dislipedemia, obesidade e o tabagismo. Citou que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar estas doenças. O médico frisou que em breve deve ocorrer uma ação preventiva juntamente com outras entidades para tratar sobre a prevenção do AVC.

Lembrou da importância de cuidar da saúde, com atividade física, consulta médica periódica, exames de rotina, evitar tabagismo ou alcoól, que acabam prejudicando como um todo. Esses mesmos fatores de risco devem ser levados em conta para o infarto e outros problemas cardiovasculares.

Sobre cuidados na alimentação, o Dr. Roger Zanandrea frisou que o tipo de dieta que mais protege contra o AVC e o infarto é com alimentos que possuem menos carne vermelha e mais carne branca, como peixes e frangos, além de legumes e verduras. Apontou ainda a necessidade de evitar muito doce, substituindo isto, principalmente frutas vermelhas.

No mundo 11% dos óbitos são causados por AVC. São 6 milhões e 500 mil de óbitos por ano pela doença. No Brasil, no ano passado foi cerca de 105 mil óbitos por AVC, sendo considerada a doença que mais mata no país, a frente do infarto.

Observou que depois de ter um AVC, existe um risco alto de possuir um novo sistema semelhante, com risco maior de morte nos cinco anos seguintes. Por isso é importante investigar bem estes casos, quando sintomas da doença venham a ocorrer. Os três sintomas principais são a perda de força em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender e o ficar com a boca torta.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!