Depois de 11 dias do evento que trouxe a Ijuí pessoas de diversas regiões do estado e do Brasil, além de visitantes de fora de Rio Grande do Sul e de outros Países, a noite deste domingo marca o encerramento da Expofest 2022. Para fechar com chave de Ouro, acontece no Palco das Etnias, o show com o tradicionalista Délcio Tavares. Nascido em Tenente Portela e vivendo atualmente na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, Tavares é conhecido por mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana.
Vencedor de vários festivais nativistas do Estado, foi também condecorado pela Assembleia Legislativa do RS, com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, em 2006, e indicado como representante oficial do Brasil no 39º Festival de San Remo, na Itália.
Em entrevista à Rádio Progresso nesta noite, o gestor cultural da UETI- União das Etnias de Ijuí, Elcio Ceratti Junior, comemorou o sucesso da feira e disse que esse é o momento de avaliar o que deu certo e o que não deve ser repetido nas próximas edições. “Sabemos que temos muito a corrigir, mas estamos com a sensação de dever cumprido. Atraímos público de diversos Países que saem maravilhados com Ijuí, com a hospitalidade e receptividade do povo, com o trabalho prestado nos hotéis e com as atrações para todos os públicos. Mostramos, na prática, o motivo por sermos a Capital Internacional das Etnias” afirma. O gestor cultural disse que ainda é cedo para projetar quantas pessoas passaram pela feira, as já adiantou que as expectativas foram superadas e que a edição de 2023 será ainda melhor.