Busca rápidaX

MANCHETES

Nomeação de servidores da Susepe pode permitir retirada de brigadianos da guarda externa da Modulada

27 de abril de 2023

A nomeação de 431 novos servidores para o quadro da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira, pode permitir que mais brigadianos deixem as guardas de presídios no Estado. Em entrevista à Rádio Progresso, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, explicou que a intenção é que os policiais militares sejam recolocados para o policiamento nas ruas. Na Penitenciária Modulada de Ijuí, a guarda externa é de responsabilidade da Brigada Militar. 

Ao todo foram chamados 355 agentes penitenciários, 43 agentes penitenciários administrativos e 33 técnicos superiores penitenciários (TSP) nomeados. Antes de assumirem suas funções, eles passarão por um Curso de Formação Profissional na Escola do Serviço Penitenciário, que, nesta edição, será realizado na modalidade híbrida, com aulas presenciais e à distância. Conforme Viana, há a necessidade de treinamento que tem a duração de cerca de quatro meses para que depois disso os servidores possam fazer parte do efetivo da Susepe. 

Essa é a primeira chamada para os cargos de agente penitenciário e agente penitenciário administrativo do concurso realizado em 2022. Em relação aos TSPs, 72 deles já foram nomeados. Pela primeira vez, houve vagas para ciências da computação, terapia ocupacional, estatística, educação física, pedagogia, arquitetura e engenharias diversas. Ao todo, foram 18 especialidades. A reserva de vagas para candidatos transexuais é outra novidade. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a adotar a medida.  

error: Conteúdo protegido!