Já está em vigor a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica rural para agricultores do Rio Grande do Sul com renda bruta anual superior a 360 mil reais. O processo começou a vigorar quinta-feira, 2 de janeiro. Para produtores com renda de até 360 mil reais, a obrigação vai iniciar em 2 de julho deste ano.
Os sindicatos Rural Patronal e dos Trabalhadores Rurais de Ijuí realizam cursos para explicar aos produtores detalhes sobre o preenchimento eletrônico. Interessados podem se inscrever nessas entidades.
A instrutora do Senar regional de Ijuí, Darlene Zardin, ressalta que dias 20 e 21 deste mês, haverá curso na localidade de Rincão dos Gói; dias 24 e 27, na comunidade de Santana; e 30 e 31 de janeiro em Ijuí. Os cursos são gratuitos. A emissão do bloco de produtor vai ser suspensa, mas os agricultores podem seguir com utilização até o fim dos talões já impressos, inclusive aqueles que passam a ter a obrigação de emitir a NFe-Rural.
Neste domingo, 05, às 7 horas e 45 minutos, Darlene Zardin e o presidente do Sindicato Rural de Ijuí, Alexandre Busanello, irão falar mais sobre o Nota Fiscal Eletrônica Rural no programa do Sindicato Rural, pela RPI. Qualquer produtor pode baixar gratuitamente, no celular, o aplicativo Nota Fiscal Fácil, através do Play Store. Os dados a serem preenchidos serão os mesmos do bloco de papel.