A partir de segunda-feira, 05, vai começar mais uma etapa de coleta de solo em propriedades de agricultores beneficiados com o programa estadual Operação Terra Forte para análise laboratorial. Com isso, novos produtores iniciarão o projeto que é inciativa do governo gaúcho.
Até agora, o trabalho ocorre numa espécie de ação piloto com um agricultor de cada um dos escritórios regionais da Emater. No escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, o programa é desenvolvido na propriedade de Lauro Dudar, em Ijuí. O gerente do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, Fábio Pasqualoto, frisa que demais etapas deverão ocorrer em março e junho, quando outras famílias rurais passarão a integrar o Terra Forte. O programa visa recuperação de solo, melhoria de renda familiar, dentre outros aspectos.
Nos últimos dias, os agricultores que fazem parte da etapa experimental receberam cartões com 30 mil reais para investir naquilo que for determinado por projeto da Emater. Além disso, o governo estadual entregou 121 automóveis para a Emater, a fim de ajudar em ações do Operação Terra Forte e outras iniciativas.
16 desses veículos foram direcionados para o escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Um desse carros, um Fiat Fastback, fica para o próprio escritório regional. Os outros 15 veículos, todos eles Fiat Argo, são para escritórios municipais da Emater de Ijuí, Ajuricaba, Boa Vista do Incra, Bom Progresso, Catuípe, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Humaitá, Miraguaí, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Três Passos e Vista Gaúcha.