O Executivo de Nova Ramada vai decretar, possivelmente ainda hoje, situação de emergência no município devido aos prejuízos causados pelas chuvas. O prefeito, Marcus Bandeira, informou muitos estragos nas estradas, pontes, bueiros, ainda erosão, danos em lavouras, especialmente de soja que ainda existe para colher e nas áreas plantadas com aveia.
Aumentou muito o nível de água, especialmente dos rios Faxinal, Bugiganga e Pinhalzinho. Uma das pontes da ERS 539, recém construída, teve erosão nas cabeceiras. Outras pontes na mesma rodovia e em outros locais também registram grandes danos. Os acessos ao município estão complicados. Na localidade de Pinhalzinho, hoje pela manhã, um automóvel quase foi encoberto pela água.
Quatro famílias tiveram que deixar as casas e ir para residências de familiares por conta de inundações. Inclusive foi necessária retirada de móveis e pertences dos imóveis. Há pessoas sem abastecimento de água potável, pois as chuvas causaram rompimentos de canalizações. O objetivo do decreto de emergência de Nova Ramada é conseguir auxílio financeiro dos governos estadual e federal para as reconstruções. A prefeitura ainda não possui cálculo do montante de prejuízo financeiro com a chuvarada.