Busca rápidaX

Novo ciclone extratropical se forma nas próximas horas

5 de abril de 2026

Um novo ciclone extratropical deve chegar juntamente com uma frente fria nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entre os dias 6 e 10.

Segundo o Climatempo, o Rio Grande do Sul será o estado mais afetado pelo ciclone extratropical.

O evento climático deve passar no extremo sul gaúcho na próxima terça-feira (7) e se encaminhará para o oceano, no sentido da costa do estado. Não há previsão de alerta para Santa Catarina, Paraná e estados do Sul e Centro-Oeste do país.

Porém, em razão da formação do sistema de baixa pressão, a frente fria deve causar temporais no Sul e principalmente no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste entre os dias 6 e 7.

Já nos dias 7 e 8, o frio avança para os estados do Sudeste, causando fortes pancadas de chuva e espalhando chuva para o Goiás e o Distrito Federal.

Frente frias e temporais

No Rio Grande do Sul, os temporais chegam na segunda-feira (6) e durante a tarde e noite de terça (7) em Santa Catarina e no Paraná.

A partir de quarta-feira (8), a nova frente fria, junto com as pancadas de chuva, devem chegar em São Paulo, em Minas Gerais, no centro-sul do Rio de Janeiro e principalmente no Mato Grosso do Sul. Na quinta (9), a força instabilidade diminui em São Paulo, mas aumenta no Espírito Santo.

Rajadas de vento

As rajadas de vento devem chegar entre 60 a 80 km/h nos litorais médio e sul do Rio Grande do Sul. Nos outros estados do Sul, o vento deve chegar com menos intensidade, entre 40 e 60 km/h.

Nuvens de tempestade também devem marcar os próximos dias e aumentar as rajadas para ventos com até 90 km/h.

Cuidado em alto-mar

A Marinha do Brasil alerta navegantes em alto-mar no extremo sul do Brasil.

Ciclones extratropicais e frentes frias

Esses fenômenos ocorrem quando há um grande contraste de temperatura, ou seja, quando uma massa de ar quente se aproxima de uma região onde o ar está frio. Nesse caso, o ar está muito quente no norte da Argentina e do Paraguai, enquanto o ar frio, de origem polar, passa pelo leste da Argentina.

Regiões próximas sofrem diretamente os impactos desse fenômeno, como o sul do Brasil, que está ao norte do país argentino.

A partir desse encontro, essas duas massas formam o ciclone extratropical que origina uma frente fria.

Fonte: CNN / Foto: GOES/NOAA
error: Conteúdo protegido!