Busca rápidaX

MANCHETES

Novo mapeamento da atenção básica gera dúvidas na população de Ijuí. Saiba como vai funcionar

24 de maio de 2021

Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Ijuí iniciou o estudo de viabilidade para o remapeamento dos territórios de atenção básica no município. Isso porque, através de uma portaria publicada em 2019, foi instituído o programa ‘Previne Brasil’ que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Na prática, isso significa uma mudança nos locais de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família, as chamadas ESFs. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Ijuí, essa alteração vem gerando dúvida na comunidade. Para ajudar a esclarecer como será esse remapeamento, a Secretaria de Saúde de Ijuí promoveu diversas reuniões desde o início do ano, juntamente com agentes de saúde, enfermeiras, presidentes de bairros e coordenadorias de saúde. Segundo Eliezer Luginski, coordenador da Gestão de Processos da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, as discussões geradas nos encontros contribuíram para definição dos parâmetros para a efetivação da reorganização, que vale tanto para área urbana quanto rural do município.

Segundo Eliezer, o primeiro parâmetro definido é cumprir, o mais próximo possível, o quantitativo potencial por equipe de saúde, ou seja, cada ESF atender, no máximo, 4 mil pessoas, Equipe de Atenção Primária modalidade I 2000 pessoas e Equipe de Atenção Primária modalidade II 3000 pessoas.
Outro parâmetro adotado para construção da proposta é não fragmentar o território, a área de referência deve ser contínua e preferencialmente sem divisão do bairro. Segundo Eliezer, isto esta ocorrendo para deixar o mais próximo possível cada unidade de saúde ESF com 4000 mil pessoas, sendo que o município tinha, por exemplo, unidades do centro atendendo mais de 10 mil pessoas.

Através dessa organização, a população de Ijuí está recebendo visitas dos agentes de saúde, que além de informar sobre a nova dinâmica, já estão fazendo o novo cadastro. Os profissionais da saúde seguem todos os protocolos de segurança em razão da Covid. Neste sentido, a Secretaria de Saúde do município pede a população para que recebe esses profissionais e contribuam com o repasse das informações necessárias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!