Mesmo com a experiência de quem já comandou o município por dois mandatos, entre 2009 e 2016, o atual prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, do Progressistas, entende que há novos desafios. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, ele ressaltou que uma das principais situações a superar é a crise financeira no Rio Grande do Sul, causada pelas enchentes do ano passado, que resultaram em queda de produção, consequentemente, diminuição de retorno de dinheiro de ICMS para o governo gaúcho e prefeituras. Esse ano, Chiapetta vai ter redução de 11% no retorno do imposto. Em 2024 a queda foi de 12%.
Diante disso, Osmar Kuhn frisa a necessidade de encontrar outras fontes de verbas. Ainda observou que recebe o município com vários projetos encaminhados pela gestão anterior, do então prefeito, Éder Both, porém, é necessário investir contrapartida de dinheiro por parte da prefeitura, por exemplo, em projetos oriundos do Estado.
O novo prefeito de Chiapetta destacou que algumas das prioridades do mandato vão ser a construção de mais casas para famílias necessitadas, infraestrutura rural, especialmente em estradas, visto que o município é essencialmente agrícola, investimento em saúde e educação, nesse último caso, com foco especial na formação de mão de obra, para ajudar na geração de emprego.