Busca rápidaX

Novo secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul defende aceleração de projetos e mais investimento em irrigação

9 de janeiro de 2023

A partir desta gestão do governo gaúcho, o Rio Grande do Sul volta a ter duas secretarias estaduais destinadas ao agronegócio. Com o desmembramento da secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, houve criação da secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e secretaria de Desenvolvimento Rural.

Ontem pela manhã, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, falou sobre o trabalho da pasta durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Segundo ele, a instituição de duas pastas estaduais para o segmento agrícola demonstra a importância do setor primário e o tamanho do agro gaúcho.

Feltes entende que a partir de agora é preciso acelerar projetos agrícolas, após ajuste de contas feito na primeira gestão do governador Eduardo Leite. Giovani Feltes foi secretário estadual da Fazenda no governo de José Ivo Sartori, por isso, também lembrou da preocupação com o equilíbrio fiscal das contas públicas e de não gastar mais do que se arrecada.

Feltes defende programas eficientes de irrigação, com maior volume de recursos financeiros do que foi disponibilizado até agora, pois as constantes estiagens demonstram a necessidade de água para salvar as lavouras. Nessa mesma área, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação propõe parcerias com os municípios, especialmente onde as secas forem mais fortes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí