Busca rápidaX


Núcleo Viário mantém serviço de sinalização urbana

24 de abril de 2018

A Coordenadoria de Trânsito, por meio do Núcleo Viário, mantém cronograma de trabalho com vistas a permanente qualificação da sinalização urbana. Nesta semana, por exemplo, a equipe está fazendo a sinalização de novas vagas para parada de pais e de vans do transporte escolar na Rua 20 de Setembro, ao lado da Escola Estadual Rui Barbosa (Ruizinho). “A escola abriu um portão lateral e construiu uma cobertura para abrigar os alunos das intempéries e essas novas vagas vão auxiliar no embarque e desembarque de alunos, distribuindo melhor as entradas e saídas dos estudantes”, observa o coordenador do Núcleo Viário, agente Rogério Costa.

A ideia, segundo Costa, é que essa medida evite o acúmulo de veículos no local, o que poderia provocar congestionamentos e paradas em filas duplas. “Essas mudanças são necessárias para um melhor ordenamento do trânsito. Pedimos atenção especial à sinalização para viabilizarmos, assim o bom uso dos espaços e, com isso, evitar também eventuais autuações”, orienta Costa.

Além da implantação dessa sinalização, Costa diz que o Núcleo Viário, também está fazendo a aplicação de fitas elastoplásticas refletivas sobre parte da faixa de pedestres da Rua 14 de Julho, no cruzamento com a Rua 15 de Novembro e linhas de retenção na Rua 15 de Novembro, no cruzamento com as  ruas 14 de Julho e Venâncio Aires. “Essas fitas, segundo o 

fabricante, têm vida útil estimada de quatro anos, sem a necessidade de manutenção. Além disso, são altamente refletivas para o período noturno”, informa Costa.

De acordo com o coordenador do Núcleo Viário, foram aplicados 36 metros lineares nesses locais, como experiência. “O fabricante nos ofereceu uma demonstração do produto sem ônus para o município. Em caso de aprovação, futuramente, o município poderá vir a adquirir, de acordo com os respectivos processos legais de compra, quantidades maiores do material”, frisa. 

Entre as vantagens do produto, segundo Costa, estão: a durabilidade, resistência e refletividade. “Isso dispensará constantes repinturas, gerando maior segurança aos pedestres e condutores”, resume.