Busca rápidaX

MANCHETES

Número de jovens com câncer que chegam à Aapecan de Ijuí preocupa instituição 

1 de dezembro de 2022

A reportagem da Rádio Progresso conversou hoje (01) com a Assistente Social da Aapecan Ijuí- ‘Associação de Apoio a Pessoas com Câncer’, Maria Faccin, que trouxe um dado preocupante: o aumento no número de pessoas jovens que tem procurado o local. Segundo ela, esse número cresce a cada dia. “Nós atendemos pessoas de todas as faixas etárias, mas recentemente eu tenho observado e me preocupado com o número de jovens com câncer que tem procurado atendimento. São pessoas entre 20 e 35 anos” afirma.

A Aapecan é uma instituição sem fins lucrativos que presta apoio a pessoas que estão em tratamento contra o câncer no Cacon de Ijuí, que é referência para 120 municípios , ou seja, o atendimento da Aapecan abrange todos esses municípios, através do serviço de acolhimento com hospedagem. Hoje a unidade de Ijuí possui 15 acomodações para os acolhidos e mais 15 para seus acompanhantes. Além disso, no local são servidas quatro refeições diárias. Segundo a assistência social, atualmente só em Ijuí são cerca de 140 refeições por dia. Além do espaço da Aapecan Ijuí possui mais três pousadas para acolher pessoas em tratamento oncológico e seus acompanhantes. Para essas pessoas a associação dispõe diariamente dos lanches e entrega de uma marmita.

Além disso a Aapecan dispõe de toda suplementação alimentar. “Essas pessoas em tratamento ficam debilitadas e necessitam suprir a questão nutricional. Com a prescrição de nutricionistas nós dispensamos essa suplementação” afirma Maria Faccin, lembrando que a associação não possui convênio com o Poder Público. “Nossos recursos são oriundos da contribuição voluntária da comunidade através das ligações recebidas pelo nosso setor de captação de recursos, programas e ações sociais que promovemos na tentativa de juntar dinheiro para manter os trabalhos”, afirma a Assistente Social.
Hoje são mais de 600 pessoas ativas no tratamento contra o câncer e ultrapassa os 3 mil e 600 cadastrados só na unidade de Ijuí. “Esse é um número muito elevado, Ijuí é uma das unidades que mais possui atendimentos” afirma a assistência social. 

 

Fonte: RPI