Busca rápidaX


MANCHETES

Número de pacientes que faltam às consultas nas UBS de Ijuí prejudica atendimento na área da saúde

7 de fevereiro de 2025

O alto número de pacientes que faltam às consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ijuí sem aviso prévio vem prejudicando a prestação de serviços na área. Somente no mês passado, no posto do bairro XV de Novembro, foram 251 pessoas que não comparecem. No bairro Alvorada foram 199. No entanto, segundo a coordenadora da rede de atenção básica do município, enfermeira Salester Ruver, essa realidade se reflete em todos os 23 postos de saúde de Ijuí.

A situação gera aumento na fila de espera por atendimento e prejudica, principalmente, os pacientes que de fato necessitam de atendimento. “Muitos pacientes chegam na hora nas Unidades de Saúde, com alguma dor aguda, pessoas que realmente precisam de atendimento, e a gente nem sempre consegue atendê-los porque a agenda está cheia, ou seja, pelo fato de que já tem paciente agendado naquele horário. Aí o médico fica aguardando e a pessoa simplesmente não aparece, não avisa, e tira o lugar de quem realmente precisava. Não dá nem tempo da nossa equipe avisar o próximo paciente da fila” lamenta Salester.

Em entrevista à RPI, ela pediu à população para que, em caso de imprevisto, entre em contato com a Unidade de Saúde de referência e avise previamente, possibilitando que as equipes de saúde possam atender aqueles pacientes que estão na fila de espera.

Fonte: RPI