Busca rápidaX

“O bandido analisa muito bem a propriedade que vai invadir”, afirma vereador

23 de fevereiro de 2023

Chama a atenção a onda de assaltos e furtos  na região de Ijuí. Com frequência, propriedades estão sendo invadidas por ladrões. Na última quarta-feira, no caso mais grave, um casal residente em Vista Alegre, interior de Catuípe, foi amarrado e agredido durante o roubo.

Defensor de que as famílias tenham ferramentas para se defender e impedir a prática criminosa, o vereador Rodrigo Noronha (PP) concedeu entrevista ao programa Rádio Ligado na manhã desta quinta-feira, 23. Ele falou sobre o projeto GPS Campeiro, o qual foi encaminhado ao Poder Executivo.

“O objetivo é georreferenciar as propriedades rurais e, quando o produtor precisar chamar a Brigada Militar, por exemplo, repassando as coordenadas terá uma maior celeridade e exatidão no atendimento da ocorrência. Hoje, há muitos policiais novatos que não sabem como localizar as residências e com o GPS Campeiro, o objetivo é atender de forma mais rápida essas situações”, destacou.

A Ceriluz tem todos os pontos georreferenciados e o projeto não foi posto em prática ainda porque esbarrou na lei de proteção de dados, conforme o vereador. Noronha complementa que o GPS vai servir para o Samu, Corpo de Bombeiros, ambulâncias da saúde e Polícia Civil. “Foi um projeto copiado de Ibirubá. Coisa boa tem que ser copiada. O GPS está no plano de governo o prefeito Andrei Cossetin. Estamos pressionando para acontecer”, revelou.

Ao dizer ser armamentista, o vereador afirmou que comprar uma arma é uma responsabilidade muito grande. Respeito quem não quer ter arma. Mas é bom que a pessoa de bem tenha e nunca precise usar. A arma com certeza ajuda muito o pessoal do interior. Os vagabundos não estão passando fome. Eles roubam de pequenos produtores. Eles analisam antes de entrar nas propriedades. Então, quando sabem quem tem arma, quem tem câmera de segurança, vão optar por invadir outro lugar. Temos que dificultar ao máximo a vida de bandido”, concluiu.

Nota do comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Gilmar Bischoff

Bom dia, esta semana estamos sendo demandados pela imprensa local e comunidade sobre os furtos em propriedades rurais, tenho falado da importância das ações de inteligência no planejamento das ações operacionais da Brigada Militar. Esta prisão foi fruto do trabalho conjunto entre policiais da região, trocando informações e fazendo análises no campo da inteligência policial, servindo de supedâneo para os policiais que trabalham na linha de frente chegarem aos autores de crimes. Precisamos evoluir nestas ações para prevenir crimes no campo, o GPS Campeiro é outra ferramenta que carece de articulação para ser colocada em prática e vai nos ajudar muito na prevenção dos delitos no campo. Deixo como sugestão de pauta aos amigos o “GPS Campeiro” que esta sob organização do Executivo, Legislativo e Emater com apoio da BM e Ceriluz.

error: Conteúdo protegido!