Busca rápidaX


MANCHETES

O Campeonato Gaúcho não é só Grêmio e Inter

1 de outubro de 2022

O Campeonato Gaúcho de Futebol, conhecido como Gauchão, tem um grande domínio dos seus maiores clubes, o Internacional e o Grêmio, que acumulam um grande número de títulos. Mas isso não quer dizer que há uma exclusividade.

Alguns torcedores ainda se surpreendem quando uma equipe do interior do estado chega a uma final do Campeonato Gaúcho, contudo esse fato já não é surpresa: nos últimos 20 anos tivemos em três oportunidades pequenos clubes do interior sendo campeões. 

O Juventude em 1998, com o Internacional como vice, o Caxias de Tite em 2000 tendo o Grêmio como vice e o Novo Hamburgo em 2017, tendo o Internacional como vice. 

Essas pequenas equipes podem realmente surpreender e para que você possa se divertir nesses jogos nada com dar o seu palpite no Aposta 10

Ainda podemos observar que nos últimos 22 anos tivemos por 12 vezes os clubes do interior gaúcho chegando à decisão da competição e acabando como vices campeãs, como podemos ver a seguir.

  • 2022 Grêmio campeão – Vice Ypiranga de Erechim 
  • 2018 Grêmio campeão – Vice Brasil de Pelotas 
  • 2016 Internacional campeão – Vice Juventude
  • 2013 Internacional campeão – Vice Lajeadense
  • 2012 Internacional campeão – Vice Caxias
  • 2008 Internacional campeão – Vice Juventude
  • 2007 Grêmio campeão – Vice Juventude 
  • 2005 Internacional campeão – Vice 15 de Novembro
  • 2004 Internacional campeão – Vice Canoas
  • 2003 Internacional campeão – Vice 15 de Novembro 
  • 2002 Internacional campeão – Vice 15 de Novembro
  • 2001 Grêmio campeão – Vice Juventude 

Essa ascensão dos pequenos clubes gaúchos significa não só que eles têm sido muito mais competitivos, como também indica que os dois clubes mais fortes do estado não têm desenvolvido o futebol esperado por suas torcidas no começo das temporadas. 

Exemplos do Interior

O Ypiranga Futebol Clube, da cidade de Erechim, fundado em 1924, ainda não conseguiu ser campeão gaúcho apesar de ter chegado à final do Gauchão deste ano, mas acabou sendo derrotado pelo Grêmio.

De qualquer maneira podemos notar o crescimento das equipes do interior gaúcho, graças a uma boa administração elas conseguem formar equipes competitivas e com muito amor pela camisa. 

O Ypiranga é um grande exemplo, apesar de possuir um bom estádio o Colosso da Lagoa com 30 mil lugares, tem uma folha de pagamento mensal abaixo do que ganha um jogador médio tanto do Grêmio, que foi o seu rival nesta temporada, ou do Internacional.

O Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Su, apesar de estar muito mal no Campeonato Brasileiro deste ano, já foi campeão gaúcho em 1998 e campeão da Copa do Brasil em 1999, além de campeão da Série B em 1994. 

Apesar das conquistas, não teve capacidade de superar suas dificuldades este ano, mas demonstra que mesmo os pequenos clubes do Rio Grande do Sul ainda poderão causar muitas surpresas, notadamente no Campeonato Gaúcho.

E não há como esquecer o Caxias de Tite, campeão estadual em 2000 fazendo 3 a 0 no Grêmio no seu estádio Centenário. No Olímpico, um 0 a 0 com pênalti defendido pelo goleiro Gilmar e cobrado por nada mais, nada menos que Ronaldinho Gaúcho garantiu o título histórico.

Será que veremos isso de novo?