O candidato ao Governo do Estado, Roberto Argenta, pelo PSC, foi o entrevistado na manhã desta quinta-feira, 29, no quadro RPI nas Eleições 2022, encerrando a série de entrevistas com postulantes ao governo gaúcho e ao Senado Federal. Desde o início do quadro, foram entrevistados pela RPI 13 postulantes a algum dos cargos.
Na sua fala, Argenta comentou que pretende voltar a tornar o Estado o “melhor do Brasil”, conforme a sua avaliação. “O meu objetivo principal é nos retornarmos a ser o melhor Estado do Brasil. O povo gaúcho é trabalhador, é responsável e nós temos que incentivar cada vez mais a geração de empregos, a educação, para que o Rio Grande volte a ser o melhor Estado do Brasil realmente”, promete o candidato.
Empresário gaúcho que gera mais de 25 mil empregos, Argenta falou que na área econômica ele pretende fomentar ainda mais projetos que acelerem a implantação de empresas no RS.
“Olha, o que temos que fazer é ampliar o Fundopen para levar emprego justamente nas áreas onde não existe emprego, que é a metade sul do Estado, a costa do Alto Uruguai, a região central do Estado e desburocratizar. Veja bem, a Fepam hoje leva em alguns casos sete a oito anos para aprovar uma licença, enquanto isso, empreendedores gaúchos estão indo para SC e PR e o pessoal de fora nem pensa em vir para cá por causa da burocracia. Então, nós temos que simplificar bastante e o RS precisa saber que o emprego garante presente e a educação garante futuro”, afirma o candidato.
Argenta também comentou que buscará vender o Palácio das Hortênsias, de propriedade do governo gaúcho em Canela, e usar o dinheiro na educação, além de tentar reverter valores gastos na Uergs para escolas profissionalizantes.
Confira a entrevista completa abaixo