Busca rápidaX

MANCHETES

“O PDT é totalmente favorável ao projeto do voto impresso”, diz Pompeo de Mattos

6 de julho de 2021

O PDT é totalmente favorável a implantação do voto impresso. Foi isso que disse o Deputado Federal Pompeo de Mattos em entrevista à Rádio Progresso nesta terça-feira (06).

Conforme o parlamentar, a bancada defende que o processo seja instalado nas eleições Brasileiras escalonadamente. “30% das urnas em 2022, 30% em 2024 e o restante em 2026”, pontou Pompeo. O deputado gaúcho disse que defende a proposta desde 2002, sendo autor, inclusive, de um projeto de lei que tornaria possível a impressão do voto já naquela época. 

Na ideia da bancada do PDT o ideal é que após o processo eleitoral encerrado e com a presença de fiscais e membros da Justiça Eleitoral, 10% das urnas fossem auditadas, antes do envio dos dados para a apuração geral. “Simplesmente faria uma comparação de votos impressos com os registrados na urna eletrônica, batendo os números está tudo certo e segue a apuração”, explicou.

A PEC (projeto de emenda à constituição) que torna obrigatório o voto impresso, ainda tramita no congresso nacional e custaria cerca de R$2bi para ser implantado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!