O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta sexta-feira, 29, a Operação Bom Negócio, que investiga uma facção envolvida em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e falsos sorteios de veículos.
A ofensiva mobilizou cerca de 100 agentes e ocorreu em Ijuí, Cruz Alta, São Gabriel e Lagoa Vermelha, com apoio da Brigada Militar e Polícia Penal. Em Ijuí, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados à investigação.
Ao todo, foram executados 16 mandados de busca, além de medidas como bloqueio de bens e contas bancárias que somam mais de R$ 5,5 milhões. Também houve apreensão de veículos de luxo, usados em revendas e em sorteios fraudulentos.
Segundo o Ministério Público, a organização criminosa utilizava empresas de fachada, contas em nome de laranjas e revendas de automóveis para ocultar valores ilícitos. Parte do grupo agia a partir do sistema prisional, com a participação de familiares e empresários da região Norte e Noroeste do Estado.
Entre os crimes investigados estão tráfico de drogas, lavagem de capitais, estelionato, organização criminosa e crime contra a economia popular.