Na manhã desta quarta-feira (11), cerca de 250 policiais civis executam 78 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luiz Gonzaga/RS, Porto Xavier/RS, Roque Gonzales/RS, Cerro Largo/RS, Guarani das Missões/RS, Santo Ângelo/RS e Santa Rosa/RS.
Os alvos são “bicheiros” e chefes da contravenção do “jogo-do-bicho” que são investigados por financiarem o crime organizado e o tráfico de drogas com contribuições semanais que alcançam o valor de R$ 8.000,00. Entre os investigados, aparece um “comandante regional” da contravenção, conhecido pela alcunha de “Paulista”, morador de Santo Ângelo/RS, que centralizava a cobrança das mensalidades, inclusive se utilizando de vídeos que eram espalhados nas redes sociais para extorquir bicheiros sob o seu comando, como forma de obrigá-los a não atrasarem os pagamentos.
As investigações, que são conduzidas pela DRACO de São Luiz Gonzaga/RS, iniciaram-se a partir da veiculação de alguns vídeos nos quais homens armados com fuzis aparecem ameaçando bicheiros de Porto Xavier/RS e outras cidades da região, citando nomes de alguns contraventores e ameaçando-os de morte, caso não pagassem as contribuições devidas ao tráfico.
Depois disso, descobriu-se que todos os bicheiros da região são responsáveis por financiarem parte significativa do tráfico de drogas e uma série de crimes em nossa região – lembrando que há regiões como Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí que sofrem com uma onda de crimes contra a vida, decorrente da disputa pelo controle do tráfico de drogas.
Durante as investigações, foram obtidas provas de que pelo menos dois policiais militares de Santo Ângelo e Santa Rosa atuavam na segurança de “Paulista”. Foram inclusive coletadas imagens desses policiais fazendo a escolta do suspeito, juntamente com outros criminosos integrantes da organização.
De acordo com o Delegado Heleno dos Santos, que comanda a ação, as investigações estão apenas iniciando, sendo que outras fases da operação deverão ser realizadas nas próximas semanas.