Deflagada hoje, 07, pela Policia Federal, a operação Caementa. O objetivo é combater lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, entre outros crimes cometidos por empresários da produção de concreto, extração e comércio de areia e pedra.
Ocorreu cumprimento de 37 mandados de busca e oito de prisão preventiva por mais de 150 policiais federais e 16 auditores. Na região, as ordens judiciais foram cumpridas em Panambi, Três de Maio, Frederico Westhpalen e Carazinho.
Em nível de Estado, em Santa Maria, Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Garibaldi, Maquiné, Passo Fundo, Rosário do Sul e São Sebastião do Caí, além de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Os investigados sonegavam tributos e contribuições sociais, desviavam patrimônio de empresas endividadas e em recuperação judicial e ocultavam os proveito dos crimes através de empresas de fachada.
São objetos da investigação 14 empresas controladas por um único grupo em Santa Maria. O valor do crédito constituído pela receita federal é de aproximadamente 180 milhões de reais. A Justiça decretou inicialmente indisponibilidade de patrimônio dos investigados em 81 milhões.