Busca rápidaX

MANCHETES

Operação Noite Tranquila reduz reclamações e segue em Ijuí ao longo de 2026, afirma capitão da BM

9 de janeiro de 2026

O capitão do 29º Batalhão da Brigada Militar de Ijuí, Henrique Calegaro, falou à Rádio Progresso sobre o andamento da Operação Noite Tranquila. A ação tem como foco a redução de ocorrências como perturbação do sossego alheio, embriaguez ao volante, direção perigosa, consumo de drogas e aglomerações que colocam em risco a segurança pública.

A operação mais recente foi realizada no primeiro final de semana de janeiro e contou com diversas abordagens e orientações à população. Segundo o capitão, após a ação houve uma redução significativa no número de reclamações registradas.

A Brigada Militar pretende manter a Operação Noite Tranquila ao longo de todo o ano e, se necessário, intensificar as ações em períodos específicos, como nos finais de semana. Entre as medidas previstas estão o aumento da fiscalização com o uso de etilômetro e a intensificação das abordagens a motocicletas que circulam em desacordo com as normas de trânsito.

Henrique Calegaro avaliou de forma positiva o efetivo e o número de viaturas atualmente à disposição da Brigada Militar em Ijuí. Ele reforçou ainda a importância da participação da comunidade, destacando que, em casos de perturbação do sossego — considerados crimes de menor potencial ofensivo — é necessária a comunicação por parte da população para que a BM possa atuar. As denúncias podem ser feitas inclusive de forma anônima.

Para maior eficiência, a operação ocorre de forma integrada com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e os agentes de trânsito. Durante o período de verão, as ocorrências de perturbação do sossego costumam aumentar, assim como infrações relacionadas à posse de entorpecentes e pequenos furtos. A Rua do Comércio registra o maior número de ocorrências. De acordo com o capitão, esse trabalho preventivo ajuda a evitar crimes de maior potencial lesivo, e em algumas abordagens acabam sendo identificados foragidos da Justiça ou apreendidas armas de fogo. O capitão destacou ainda que a relação da Brigada Militar com a comunidade de Ijuí é positiva, marcada pela participação e parceria da população com o trabalho da corporação.

Fonte: RPI