Busca rápidaX

MANCHETES

Operação Semente Segura 2 apreende 3 mil toneladas de sementes piratas no Noroeste gaúcho

29 de agosto de 2025

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), apreendeu 3 mil toneladas de sementes piratas em 14 municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação, que começou na terça-feira (26) e foi concluída nesta sexta, resultou na retirada de grãos avaliados em R$ 35 milhões do mercado ilegal.
As sementes apreendidas, em sua maioria de soja e forrageiras, não possuem qualquer controle oficial de qualidade, representando riscos como baixa germinação, menor produtividade e maior vulnerabilidade a pragas e doenças. Parte do material será destinada à produção de ração animal e alimentos.
Durante a operação, uma empresa foi autuada por manter uma aeronave agrícola sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária, avaliada em R$ 1,5 milhão. Além disso, diversos produtores foram autuados por armazenar defensivos ilegais ou em condições irregulares, com risco de contaminação dos grãos.
A ofensiva mobilizou 64 policiais civis, 20 fiscais do Ministério da Agricultura e 21 fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura. A Operação Semente Segura 2 tem como objetivo desarticular redes criminosas ligadas ao comércio clandestino de sementes e insumos agrícolas.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Polícia Civil/Divulgação
error: Conteúdo protegido!