Em reunião virtual organizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) na manhã desta sexta-feira dia 19, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da Ponte Internacional entre Porto Xavier, no Brasil, e San Javier, na Argentina. Lideranças regionais como o secretário estadual da Cultura, deputado Eduardo Loureiro, acompanharam ao vivo a reunião a partir de Cerro Largo durante encontro da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e comemoraram o momento histórico.
O superintendente regional do DNIT Hiratan Pinheiro fez a assinatura juntamente com Saverio Santoro, representante das empresas que formam o consórcio vencedor da licitação, liderada pela Rivoli Construtora. A ponte terá 950 metros de extensão, com mais 900 metros de acessos, sendo 400 metros no lado brasileiro e outros 500 metros em território argentino. O contrato é integrado e prevê um cronograma que começa pelos licenciamentos ambientais, elaboração do projeto e a execução da obra, ao custo de R$ 214 milhões e prazo de 1440 dias.
Loureiro lembrou o empenho e luta de muitas lideranças regionais ao longo dos anos para a concretização dessa obra, destacando que a ponte vai trazer desenvolvimento regional. “É importante não somente para a região, mas para o Estado, já que vai abrir um novo corredor de exportação e de negócios no Mercosul. É realmente um dia histórico”, comentou