A secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí começa mobilizar a comunidade para participar da organização do PPA – Plano Plurianual – período 2026 a 2029. Ontem à noite, como forma de primeiro encontro com moradores, a pasta explanou detalhes do PPA na assembleia da UABI – União das Associações de Bairros de Ijuí, que aconteceu na sede do bairro Lulu Ilgenfritz.
Hoje pela manhã, em entrevista na RPI, o secretário, Daniel Claudy, ressaltou que o Executivo vai realizar reuniões em todos os bairros e distritos a fim de ouvir as demandas dos moradores. A definição do cronograma de encontros está em finalização e a programação deverá ser divulgada amanhã. Nos bairros as reuniões acontecerão à noite, nos dias de semana, e no interior aos sábados pela manhã e tarde. A tendência é que os encontros iniciem na próxima segunda-feira, com a conclusão até final de maio.
O PPA estabelece ideias de investimentos com recursos da prefeitura para quatro anos. E é do Plano Plurianual que a cada ano sai a Lei de Diretrizes Orçamentárias, com projetos de investimentos em todas as áreas, por exemplo, saúde, educação, obras, agricultura, esporte, cultura, dentre outras. Por isso, é fundamental que as pessoas participem do PPA.
Daniel Claudy informou uma novidade na entrevista nesta manhã na Progresso, ou seja, após a conclusão dos encontros do PPA e compilação das prioridades, haverá votação online para que a comunidade possa elencar os projetos mais importantes para serem colocados em prática pela prefeitura ijuiense, numa espécie de forma hierarquizada, semelhante ao que ocorre com a Consulta Popular do governo estadual.
O novo Plano Plurianual do município de Ijuí vai ser organizado em quatro eixos. O primeiro e refere à gestão estratégica e governança; segundo, infraestrutura rural e urbana, por exemplo, áreas de saneamento, habitação e pavimentação; terceiro, desenvolvimento e sustentabilidade, no caso, para auxiliar empresas e indústrias na geração de emprego e renda; e quarto eixo, humanidades, que abrange prioridades em educação, assistência social, cultura, dentre outras áreas.