O Instituto de Oncologia de Ijuí (IOÍ) realizou na noite desta quinta-feira, 10, o 1º Simpósio de Biologia Molecular. O evento foi voltado para médicos e profissionais especialistas e acadêmicos da área da saúde e teve como tema “Como a biologia molecular pode ajudar na investigação da saúde feminina e na gestação”.
Uma das palestrantes foi a assessora científica na Dasa Genômica nas linhas de reprodução humana e medicina fetal, Taccyana Mikulski Ali, que falou sobre aspectos que podem reduzir ou contribuir para a infertilidade e a saúde feminina no período de gestação. Ela orientou, especialmente, a busca de apoio médico e nutricional para casais que, por ventura, enfrentam problemas de fertilidade.
“Dieta e estilo de vida tem sido muito associadas a questão da fertilidade. Importante contar com auxílio médico se um casal está passando por um problema de infertilidade ou teve uma perda gestacional, ou ainda, com histórico na família de uma doença genética, que se procure esse apoio médico, além de buscar nutricionista focado na dieta da fertilidade, para corrigir hábitos de vida”, orienta a pesquisadora especialista em genética.
A promoção do evento foi do IOÍ, Oncocell Genômica e Patologia, Oncosite e Dasa Genômica. Além de Taccyanna, também palestrou no simpósio o médico especialista em ginecologia obstetrícia e ginecologia minimamente invasiva, professor no curso de Medicina da Unijuí e diretor da Clínica Dias, Dr. Carlos Alberto Cardoso Dias.