Busca rápidaX

MANCHETES

Orla do Guaíba irreconhecível: água toma conta do Cais Mauá e de outras regiões de Porto Alegre

27 de setembro de 2023

Nesta quarta-feira (27) o correspondente da Rádio Progresso na capital do estado, Marcel Klain, foi pessoalmente conferir como está a situação no Guaíba após dias em elevação por conta das chuvas. Segundo relatos do jornalista, hoje o Guaíba chegou a 3,17 metros  no Cais Mauá, e superou 17 centímetros a cota de inundação na área, no Centro de Porto Alegre. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil da Capital, junto à Sala de Situação do Governo do Estado. Por conta da cheia, todas as comportas estão fechadas na cidade. Essa é a maior cheia do Guaíba desde a enchente de 1941. Os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atender casos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco.

O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira. O elevado nível do Guaíba reflete em diferentes pontos da cidade. No Cais Mauá, a prefeitura precisou reforçar a contenção com sacos de areia.  Além disso, um corpo foi localizado, na manhã desta quarta-feira, no trecho 1 da Orla. Conforme o boletim da ocorrência, a vítima é um homem de 28 anos. Ainda segundo o registro, o corpo foi primeiro avistado por funcionários do restaurante 360 POA Gastrobar, próximo às 7h. Eles então teriam contatado a concessionária Gam3 Parks, responsável por administrar o trecho, que acionou a Brigada Militar.
Soldados relatam que, ao chegarem no local da ocorrência, encontraram o corpo submerso na água, que inundava o local por conta da chuva. A vítima, que estava nu e sem documentação, não apresentava sinais de violência. A principal hipótese para o ocorrido, ainda de acordo com a BM, é afogamento. Depois do corpo ter sido retirado da água, pelos bombeiros militares, foi identificado que a vítima é Florismar Gomes da Silva, natural de Miracema, no Tocantins. Ele estava desaparecido desde o dia 23 de setembro.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!