O outono deste ano vai começar oficialmente segunda-feira, 20, às 18 horas e 25 minutos, com sequência até 21 de junho. A meteorologista da RPI, Camila Cardoso, explica o início do outono vai seguir com chuva irregular e calor em Ijuí e região, da mesma forma que acontece neste final de verão.
Diferente de 2022, quando nessa mesma época a região de Ijuí já registrava massas de ar frio, especialmente oriundas do Uruguai, nesse ano isso não ocorre e há fluxo de ar quente da região Norte do Brasil, por isso as temperaturas elevadas do momento.
Cardoso confirma que já acontece o fim do fenômeno climático La Niña, que causa a falta de chuva e a estiagem, porém, essa transição transcorre aos poucos. O outono vai se configurar em neutralidade, com possibilidade da efetivação do El Niño próximo ao período da primavera, o que poderá aumentar as chuvas, inclusive para o próximo verão. No atual período já se constata aumento do aquecimento do oceano pacífico, mas isso, por si só, não garante retorno de chuvas mais regulares.
Para o mês que vem, a meteorologista prevê chuvas levemente abaixo da média para Ijuí e região, porém, com a proximidade do inverno as precipitações aumentarão. Os primeiros frios do outono devem ser percebidos na região na segunda quinzena de abril. Até o fim deste mês as temperaturas no início da manhã ficarão ao redor de 20 graus, com aumento no decorrer do dia e calor também de noite.