Busca rápidaX

Outubro Rosa: 600 novos casos de câncer de mama são atendidos por ano no Cacon

3 de outubro de 2019

O Centro de Alta Complexidade de Ijuí (Cacon), atende por ano 3.500 novos casos de câncer. Destes, 20% são relacionados ao câncer de mama, ou seja, 600 novas pacientes são atendidas por ano com a doença.

Segundo o Coordenador do Cacon, médico Fábio Franke, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e os números ainda representam um percentual alto,  contudo, ao longo dos anos têm apresentado queda. “Graças a campanhas como o Outubro Rosa as mulheres estão realizando cada vez mais os exames preventivos como mamografia e autoexame, fazendo com que detectamos a doença cada vez mais cedo”, enfatiza.

O médico também destaca a importância da campanha através de números referentes ao estágio da doença. Segundo o profissional, do total de casos detectados, apenas 10% estão em estágio avançado e o restante em fase inicial – o que facilita o tratamento.

Ao longo do mês o Cacon de Ijuí realizará uma vasta programação alusiva a campanha, como dias de beleza. A recomendação médica é para que mulheres com histórico familiar da doença realizem o exame de mamografia a partir dos 40 anos, e as demais, sem histórico, a partir dos 45.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!