Famílias indígenas de Salto do Jacuí receberam a primeira entrega de alimentos dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na última quarta-feira (05/11). O atendimento é prioritário a indígenas, mas também são beneficiados quilombolas e agricultores familiares reassentados. No total, 36 famílias produzem para o PAA e 136 recebem os alimentos.
O PAA Indígena é uma inovação do Programa de Aquisição de Alimentos que busca garantir a alimentação de famílias indígenas em situação de insegurança alimentar. A iniciativa é um acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
No Rio Grande do Sul, o PAA Indígena é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com participação das prefeituras e da Emater/RS-Ascar na sua execução. Os alimentos são preferencialmente adquiridos da produção de agricultores indígenas e distribuídos por meio de equipamentos públicos e sociais localizados em seus territórios.
A técnica social da Emater/RS-Ascar de Salto do Jacuí, Tania Marisa Treviso, observa que o sistema de aquisição e distribuição de alimentos gera renda aos produtores, além do acesso a produtos de boa qualidade, acrescenta. Ela afirma que produzir alimentos ao PPA é um desafio, pois todo o plantio é realizado de forma orgânica. Os Kaingang enfrentam dificuldades territoriais e de infraestrutura produtiva, que limitam a produção de alimentos, analisa.
Participou da entrega de alimentos o diretor da SDR, Alex Teichmann, integrantes das secretarias municipais de Ação Social e de Agricultura, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e extensionistas da Emater/RS-Ascar.