O pagamento antecipado do IPVA de 2023 no Rio Grande do Sul pode ser feito até hoje, com desconto geral de 10%. Além disso, o proprietário de veículo não vai ter a incidência da correção da UPF, que pelos índices inflacionários deverá ficar em 5,88% a partir de domingo, primeiro de janeiro. Diante disso, a redução potencial do valor do IPVA sobe para 15,88%.
Porém, existe possibilidade das vantagens serem ainda maiores devido aos programas de Bom Motorista e Bom Cidadão, caso os condutores não tiveram infrações de trânsito e recolheram notas fiscais. Diante disso, quem pagar o IPVA no Rio Grande do Sul até hoje poderá ter diminuição de até 32% no valor se acumular os descontos máximos. Porém, nesse caso é preciso fazer a quitação à vista.
Já o proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro vai ter 10% de desconto geral; até 28 de fevereiro, 6%; e até 31 de março, 3%. Também nos três primeiros meses do próximo ano seguirão os descontos por Bom Motorista e Bom Cidadão. Vai ser possível pagar o IPVA em seis vezes, de janeiro a junho, mas com descontos até março. Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento, deverá pagar o IPVA na data de vencimento da placa, em abril.
No município de Ijuí precisam pagar IPVA mais de 34 mil e 200 veículos. Já houve quitação de forma antecipada do IPVA/2023, em Ijuí, referente a mais de 12.360 veículos, o que resulta numa arrecadação de 16 milhões e 5 mil reais.