Uma menina de 5 anos precisou ser internada em estado grave após ser esquecida pelo pai dentro de um carro sob forte calor, em Jaraguá do Sul.
O caso ocorreu na quinta-feira (12), quando os termômetros na cidade marcaram entre 36°C e 38°C.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a criança permaneceu cerca de uma hora e meia dentro do veículo exposto ao sol.
Quando foi localizada, apresentava sonolência e diminuição do nível de consciência, sinais compatíveis com desidratação severa e possível comprometimento neurológico.
Segundo o médico responsável pelo atendimento, a paciente apresentava quadro clínico delicado, com agitação psicomotora e rebaixamento do nível de consciência. Diante da gravidade, a equipe optou pela intubação para proteção das vias aéreas e do sistema nervoso central, além da realização imediata de exames, incluindo tomografia.
Já nesta sexta-feira (13), a menina foi extubada. O exame de imagem não apontou edema cerebral e os distúrbios metabólicos identificados foram corrigidos. A criança segue sob acompanhamento médico.
A Polícia Civil, informou que iniciou investigações preliminares. Caso os levantamentos indiquem indícios de negligência, um inquérito por suspeita de maus-tratos poderá ser aberto. O laudo médico da criança já foi requisitado para dar suporte às apurações.