O Estado confirmou que a região de Palmeira das Missões está enquadrada na bandeira vermelha do sistema de distanciamento controlado sobre a Covid-19. Até ontem era bandeira laranja, um pouco mais branda, mas o acréscimo de casos da doença, também aumento considerável de hospitalizações em leitos clínicos e em UTI devido à Covid-19, levou à mudança de bandeira.
A bandeira vermelha também abrange 12 municípios da região Celeiro, que integram a divisão feita pelo Estado. Especificamente em Palmeira das Missões, são 229 casos da doença, mas com 161 recuperados. Já Três Passos acumula 488 casos da Covid-19, porém com 331 pessoas recuperadas.
Com a nova bandeira, as prefeituras de Palmeira das Missões, Três Passos, Esperança do Sul e Redentora, contam com algumas restrições. Por exemplo, lojas de material de construção, academias, salões de beleza e hotéis podem funcionar, mas com restrição de público e funcionários.
Já o comércio varejista não pode receber clientes de forma presencial. Está permitida apenas a venda por meio de tele-entrega ou pegue e leve. Restrições também ocorrem para restaurantes, padarias e similares, além de salões de beleza e barbearias.
No entanto, mesmo em regiões de bandeira vermelha, os municípios que não tiveram registro de hospitalização e óbito pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, podem adotar as medidas de bandeira laranja, ou seja, regras mais brandas. Esse é o caso do município de Braga.