Busca rápidaX

MANCHETES

Panambi busca registro de Indicação Geográfica para se tornar a cidade do Käsekuchen

2 de novembro de 2021

Bolo doce feito de queijo cremoso, açúcar, manteiga e raspas de limão, o Käsekuchen (käschmier = queijo; Kuchen = bolo, em alemão) produzido na cidade de Panambi vem sendo estudado por pesquisadores e é um forte candidato a obter o registro de Indicação Geográfica, conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O assunto motivou uma reunião no dia 20 de outubro, com representantes do Instituto Federal Farroupilha – campus Panambi (IFFar) , Prefeitura de Panambi e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A reunião de trabalho faz parte das ações do Projeto de Incentivo às Indicações Geográficas (IG), em andamento no município. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para regulamentar e fiscalizar, em Panambi, a produção do queijo que é utilizado na produção do Käsekuchen.

HISTÓRICO

O trabalho inicial do Projeto de Incentivo às Indicações Geográficas (IG) teve início no município no ano passado, quando o IFFar começou a fazer um levantamento de fatos históricos sobre o Käsekuchen. A pesquisa envolveu buscas por informações em documentos e também entrevistas com os moradores de Panambi. Os resultados foram animadores e motivaram os envolvidos a buscarem o registro de Indicação Geográfica.

Na fase atual do projeto, pesquisadores da área de Alimentos do IFFar estão produzindo o Caderno de Especificações Técnicas. Essa tarefa se desenvolve por dentro de um projeto de pesquisa chamado Caracterização da Produção, Identidade e Qualidade do Queijo Usado na Produção do Käsekuchen em Panambi-RS.

As etapas finais do trabalho de pesquisa serão desenvolvidas no ano que vem. A expectativa é chegar ao fim do processo tendo em mãos o pedido de registro de Indicação Geográfica, a ser encaminhado para a apreciação do Inpi.

Além disso, existe um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o IFFar e a Associação dos Produtores de Käsekuchen de Panambi (Aprokas), que viabiliza suporte técnico na organização da cadeia produtiva e na coleta dos documentos necessários ao pedido de registro de Indicação Geográfica. Esse trabalho conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Emater/RS-Ascar.

KÄSEKUCHEN

O Käsekuchen é o produto mais procurado por moradores e visitantes, nas padarias e confeitarias de Panambi. O doce faz parte da tradição e história das famílias de origem alemã desde o início da colonização, por volta do ano 1898 e tem seu dia, 24 de Julho, incluído nos calendários de eventos de Panambi e do Estado do RS. Recentemente, o Käsekuchen foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do município.

“Temos algumas questões em relação aos nomes, pois como não temos equivalente em português as pessoas foram dando nomes por semelhança”, disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Panambi Sandra Spada. “Temos tratado o produto como bolo, que é a tradução de Kuchen, já o queijo (feito com leite talhado naturalmente) é popularmente chamado de käschmier. O estudo também pretende definir e nomear o ingrediente principal do recheio, que é esse queijo”, completou Sandra.

RECEITA DE KÄSEKUCHEN

A Agroindústria Baron de Panambi utiliza a seguinte receita para fazer Käsekuchen:

Ingredientes para a massa:
1 e ½ xícara (chá) de farinha
½ xícara de açúcar
1 ovo
2 colher (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de fermento químico

Ingredientes para o recheio:
½ kg de Käschimier (queijo fresco, talhado naturalmente, semelhante ao queijo tipo quark)
2 ovos
1 xícara de açúcar
100 gramas de nata
2 colheres amido de milho
açúcar de baunilha
1 pitada de sal
raspas de limão.

Modo de preparar a massa:
Misture os ingredientes secos em uma bacia. Adicione o ovo e a manteiga. Misture bem. Forre o fundo e os lados de uma forma de abrir de 25 cm e reserve.

Modo de preparar o recheio:
Misture todos os ingredientes do recheio e coloque sobre a forma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus durante 40 minutos. Após esfriar, desenforme e sirva.

Rende 12 pedaços.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí e Emater
error: Conteúdo protegido!