Busca rápidaX


MANCHETES

Panambi receberá título de Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos

19 de julho de 2024

Localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi está perto de se tornar a “Capital Nacional do Pós-Colheita de Grãos”. O projeto que confere o título ao município gaúcho foi aprovado nesta quarta-feira (17) pelo Plenário do Senado e segue para sanção do presidente da República.

Apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o PL 5.990/2019 recebeu parecer favorável do relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Tanto o autor quanto o relator destacam que, ao longo das décadas, o município desenvolveu um extenso parque industrial voltado, principalmente, para a produção de máquinas usadas no tratamento e na armazenagem de grãos.

Segundo dados apresentados pelos parlamentares, aproximadamente 60% dos grãos colhidos no Brasil são tratados no período de pós-colheita em equipamentos produzidos em uma das empresas do polo industrial de Panambi. 

“O pioneirismo no processo de mecanização agrícola no país, associado ao alto índice de alfabetização e ao empenho dos empresários em investir sistematicamente em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para beneficiar e armazenar grãos, transformou Panambi num polo de avançada tecnologia para o setor”, afirma Mourão no parecer.

A Iniciativa de propor este projeto de lei foi dada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Panambi no ano de 2018, recebendo o importante apoio do deputado federal Pompeo de Mattos e no senado teve a relatoria do senador Mourão (Republicanos). Agora, para ser incluído na pauta, o projeto contou também com o apoio do senador Irineu Orth (Progressistas).

“Estamos oficialmente aptos para sermos reconhecidos como a Capital Nacional do Pós-Colheita! Nossas empresas terão o privilégio de se posicionar com o selo deste importante polo, devidamente reconhecido e valorizado” comenta o prefeito Daniel Hinnah, em reunião com o secretário Rafael Jacques de Oliveira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Agência Senado