Busca rápidaX

MANCHETES

Pandemia, guerra, seca e câmbio são fatores que impactam preço dos alimentos

30 de abril de 2022

O economista e professor da Unijuí, Argemiro Brum, em entrevista à Rádio Progresso de Ijuí, aponta alguns fatores para o aumento expressivo no preço dos alimentos registrados no país nos últimos meses.

Para ele, a pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia, as secas recorrentes que vem sendo registradas no Sul do país, especialmente a mais recente, e, principalmente, o câmbio, são fatores que estão impactando no preço e elevando o custo de vida dos brasileiros.

Um dos elementos que fez explodir, de fato, a nossa inflação foi o câmbio. O governo brasileiro errou a mão, infelizmente, no câmbio. Lá em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a falar que a partir de então, o país teria um real desvalorizado e juros baixos. E, de fato, o fez, com a Selic estando a 2% e o câmbio a R$ 5,80. Mas, na medida em que você tem um processo internacional de crise, como a Covid e mais recentemente a guerra, em você deixando desvalorizar a nossa moeda mais do que o normal, tudo subiu de preço, porque nós importamos praticamente tudo. Então, o custo de vida disparou”, explica o economista.

Brum acrescenta a esse cenário de elevação nos preços, o aumento da exportação de commodities, em razão da desvalorização da moeda brasileira, o que torna atrativa a venda externa de produtos.

Confira o preço dos itens da cesta básica em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!