Busca rápidaX

Papo de responsa leva orientações sobre ataques nas escolas

30 de julho de 2025

Policiais Civis da 26° DPRI, por meio do Papo de Responsa, foram até a escola infantil Pinper Kids, onde passaram orientações para professores e funcionários sobre prevenção e como agir em situações de ataques às escolas, como o que ocorreu este mês no município de Estação/RS.
Participaram do evento o Escrivão Ricardo e o Comissário Fernando.
Foram abordados temas como protocolos de segurança, o papel da escola na prevenção dos ataques, atuação das forças de segurança, perfil dos agressores, e outras informações e orientações pertinentes ao tema.

Papo de Responsa: diálogo entre a Polícia Civil e a juventude para prevenir a violência e fortalecer escolhas

O Papo de Responsa é um programa desenvolvido pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde outubro de 2016, com atuação em escolas de ensino fundamental e médio — tanto públicas quanto privadas. Seu objetivo é promover um diálogo aberto e descontraído sobre prevenção à violência e ao uso de drogas, além de reforçar o papel do policial como agente de proteção e apoio à comunidade.

Voltado para crianças, adolescentes e jovens, o programa estabelece uma conversa franca sobre os riscos e consequências do consumo de substâncias ilícitas e do envolvimento com o tráfico. A partir do vínculo criado com os estudantes, outros temas relevantes também podem ser abordados, como bullying, violência escolar, ato infracional e seus reflexos na vida dos jovens.

As ações do Papo de Responsa são iniciadas a partir de convites feitos pelas instituições de ensino. Após o agendamento, o tema é escolhido em conjunto com a escola, conforme o interesse e a realidade dos alunos. Durante os encontros, os policiais conduzem as conversas em tom acessível e acolhedor, promovendo a participação ativa dos estudantes por meio de perguntas e relatos do cotidiano.

Por meio de atividades, visitas e palestras, o Papo de Responsa fortalece o vínculo entre a Polícia Civil e a sociedade, valorizando o diálogo, a cidadania e, sobretudo, a importância das escolhas de vida feitas pelos jovens.

 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Polícia Civil
error: Conteúdo protegido!