Busca rápidaX

MANCHETES

Para prefeitos da Amuplam, assembleia da Famurs auxilia em direcionamento para os municípios

21 de fevereiro de 2025

Prefeitos, vices, secretários e demais integrantes de prefeituras da região participam até hoje, em Xangri-Lá, da assembleia de verão da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. A RPI está presente e ontem conversou com o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin.

Segundo o chefe do Executivo ijuiense, o evento da Famurs proporciona troca de informações com representantes dos governos estadual e federal mas, principalmente, entre os prefeitos, visto que os problemas nos municípios são semelhantes. Citou a questão previdenciária, a partir da aposentadoria de funcionários municipais. Conforme Cossetin, com a expectativa de que as pessoas vivam cada vez mais, é preciso encontrar alternativas para os caixas municipais não ficarem tão onerados com pagamento de aposentadorias e, ao mesmo tempo, garantir que os servidores possam se aposentar.

A Progresso também ouviu o vice-presidente da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – e ex-prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt. Ele, que atualmente é secretário de Desenvolvimento e Turismo de Coronel Barros, enfatizou a importância da região de Ijuí ter criado a Rota das Águas, Culturas e Sabores, segmento de turismo. Segundo Arnt, isso ajuda a atrair turistas para o Rio Grande do Sul, nessa retomada de ações após a enchente do ano passado.

Quem também participa da assembleia de verão da Famurs é o prefeito de Jóia, Dionei Lewandowski. Ele observou a importância da programação também abranger encontro das primeiras-damas, até porque quando o prefeito assume a direção dos municípios, as esposas estão juntas nesse trabalho. Dionei Lewandowski ressaltou que o evento da Famurs proporciona palestras técnicas para que os municípios andem no caminho certo, por exemplo, nas áreas de habitação, regulação fundiária e irrigação.

Na programação em Xangri-Lá, a Progresso também ouviu o vice-governador, Gabriel Souza, que representa o governador, Eduardo Leite, visto que este está em missão internacional. Gabriel Souza destacou o foco do Executivo gaúcho ser municipalista, ou seja, em aproximação com os municípios.

Inclusive, durante a assembleia da Famurs, o Estado anuncia novos programas para as prefeituras, por exemplo, novo sistema de convênio por meio digital, o que agiliza os processos, digitalização de projetos nas prefeituras, por meio de um programa da Procergs, política de incentivo para a vigilância sanitária, especialmente para o controle de zoonoses, além de nova etapa de parcerias público privada, em que o Estado paga o custo de projetos organizados pelos municípios a fim de qualificar equipamentos públicos.

Questionado pela RPI sobre medidas do governo gaúcho para ajudar os agricultores que sofrem com a estiagem, o vice-governador ressaltou a existência do programa Supera Estiagem, que paga até 20% do custo de implantação de sistema de irrigação nas propriedades. Também citou a desburocratização da legislação ambiental para reserva de água.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Igor Flamel/Famurs