Pardais instalados em 13 rodovias gaúchas devem voltar a operar ainda neste mês. Os equipamentos estão alocados nas rodovias: RS-030, RS-040, RS-122, RS-135, RS-153, RS-239, RS-240, RS-287, RS-324, RS-342, RS-389, RS-453 e na RS-470 – e, quando estiverem em funcionamento, vão monitorar 93 faixas de tráfego. Na região, um pardal deve voltar a operar na RS 342 entre Ijuí e Cruz Alta, próximo a entrada de Boa Vista do Cadeado.
Conforme o DAER, foi publicada uma resolução do Cetran – Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul para regulamentar o funcionamento dos novos controladores de velocidade, tendo em vista portaria do INMETRO que dispõe sobre a possibilidade de importadores e fabricantes de instrumentos de medição obterem autorização para emissão da declaração de conformidade em substituição à verificação inicial.
Com isso, foi necessário modificar o próprio auto de infração para a emissão das multas. Na última sexta-feira, houve uma reunião entre Daer, Detran e Procergs para implantar o novo modelo de auto de infração, onde constam as alterações previstas. A partir disso, serão realizados testes nos aparelhos, que devem durar aproximadamente uma semana. Após esses ajustes, os equipamentos devem entrar em operação, possivelmente na segundo quinzena de setembro.
Os pardais estão desligados há pouco mais de um ano. Os novos contratos terão validade de dois anos com possibilidade do prazo ser prorrogados por igual período. Os pardais foram instalados nos mesmos lugar es onde estavam operando anteriormente. Também serão colocadas câmeras de monitoramento e dispositivos de leitor automático de placas que serão capazes de registrar as placas dos veículos e poderão identificar veículos roubados, por exemplo.