Quem visitou a Expofest, no parque de exposições Wanderley Burmann de Ijuí, que terminou ontem, pôde acompanhar ações da cozinha étnica, que funcionou no mesmo prédio das agroindústrias. A cozinha foi coordenada pelo Cetreb – Centro de Treinamento da Emater – localizado no município de Bom Progresso.
A supervisora microrregional da Emater, Rejane Fornari, explicou que durante a feira ijuiense, a cozinha utilizou produtos comercializados pelas agroindústrias na própria Expofest para produzir diferentes pratos, ainda com objetivo de demonstrar a ligação de alimentos com as diversas etnias, por exemplo, panificados, patê, dentre outros. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Rejane Fornari concedeu entrevista no programa Progresso Rural da RPI para ampliar o tema. Ela observou que o Cetreb disponibiliza vários cursos de produção de alimentos, todos gratuitos, inclusive para quem deseja implantar uma agroindústria ou já possui essa estrutura em funcionamento. (Abaixo, áudio de Rejane Fornari).
Interessados em fazer curso no Cetreb precisam procurar os escritórios da Emater. Inclusive, no caso de agroindústrias, a Emater também auxilia na legislação, ou seja, na legalização dessas estruturas. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI.