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Páscoa salgada: Com Ovos de Páscoa até 15% mais caros, item deixa de ser prioridade aos Ijuienses

13 de abril de 2022

A Páscoa deste ano deve sair um pouco mais “salgada” aos brasileiros, quando comparada à de anos anteriores. O ovo de páscoa, por exemplo, está 15% mais caro em média, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar disso, as vendas da tradicional guloseima devem apresentar um crescimento considerável no Brasil em relação a 2021, de até 12%, o que reflete a recuperação da economia.

No entanto, em Ijuí, a realidade parece estar diferente, segundo levantamento feito pela reportagem da Rádio Progresso em alguns estabelecimentos. O que se tem observado, segundo os gerentes, é que as pessoas têm optado mais por itens como cestas e caixas de bombons do que os tradicionais ovos. Diante disso, os estabelecimentos estão adotando estratégias diferenciadas, como baixar o preço dos ovos de Páscoa e apostar em marcas menos conhecidas. No mercado Berlezi por exemplo, é possível comprar um ovo da marca Leon por R$ 9,90 a unidade de 120g e R$ 29,90 de 400g. Já no chocolate de Gramado o consumidor vai pagar mais caro, ou seja, R$ 49,90 para 230g.

A mesma situação ocorre no mercado Casagrande, que investiu mais na venda de cestas e caixas de bombons, deixando os ovos em segundo plano e apostando em marcas menos conhecidas, como Doce Fest, cujo item de 200g pode ser adquirido por R$ 22,30, além da marca Leon, de 120g, por R$ 8,65.

Em supermercados maiores, como a Cotrijui, um ovo de 120g da marca Arco está custando R$ 26,89. Já para Nestlé, 185g, o consumidor vai pagar em média R$ 36,98.

No supermercado Cotripal, mais uma vez os consumidores apostaram pelo mais barato e menos conhecido. Até essa quarta-feira (13) 786 unidades haviam sido comercializadas. Com 247 unidades vendidas, a marca “Divine” lidera a procura. Em seguida, o consumidor optou pela Nestlé, com 236 itens vendidos até hoje. Os demais se referem a outras marcas como Kinder Ovo e Arcor. O valor médio varia entre R$ 69,90 para 320g a R$ 24,90 para 150 g.

Já em outro grande supermercado de Ijuí, o Stock Center, os ovos com brinquedos e personagens são os mais procurados. Por lá, a estratégia foi a mesma: investir em marcas mais baratas e adquirir um volume maior. No entanto, itens mais tradicionais como Nestlé, variam numa média entre R$ 40,00 e R$ 60,00.

Em lojas de chocolate, o valor varia entre R$ 39,90 e R$ 84,90, como é o caso da Brasil Cacau, que apesar da boa comercialização dos ovos de Páscoa, também observa mais procura por outros itens como caixas de chocolate, por exemplo.

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os negócios para a data devem movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo brasileiro, uma recuperação de 33% na comparação com o mesmo período do ano passado. No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) estima um crescimento de 15% na venda de produtos, mas muito mais concentrados em barras de chocolate no lugar do tradicional ovo de Páscoa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
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