Com expectativa de atrair 200 mil visitantes durante os 10 dias de feira, a Expofest Ijuí 2024 representa também uma oportunidade de dar visibilidade à cultura e potencializar o turismo de Ijuí e região. Pensando nisso, a Comissão de Turismo, Lazer, Hospedagem e Recepção preparou diversos atrativos para a edição de 2024.
Entre as principais novidades deste ano, está uma parceria com a agência de turismo Porto Imperial, de Ijuí, que irá ofertar roteiros turísticos diários pela região, geralmente saindo do Parque de Exposições Wanderley Burmann, como um café cultural na Quinta das Águas (Esquina Heidmann) e passeios para São Miguel das Missões e Panambi. Os itinerários custam entre R$ 125,00 e R$ 333,00 e podem ser adquiridos antecipadamente com a agência, pelo WhatsApp (55) 9 9171-7336.
A coordenadora da Comissão, Aurea Bigolin, explica que o intuito da iniciativa é incentivar o setor turístico regional para além da época da Expofest. “Nós temos o objetivo de desenvolver o turismo com um potencial maior, não só para o período da feira, mas também para que Ijuí possa ser projetado a nível de Brasil e até para o exterior, já que fazemos fronteira com outros países próximos”, destaca Aurea.
Ainda no campo do turismo vai ser realizado, no dia 19 de outubro, o painel “Desafios e Oportunidades para Gestão do Turismo”, com participação de representantes das Associações dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), da Fronteira Noroeste (Amufron) e das Missões (AMM), e também das Rotas Turísticas “Água, Culturas e Sabores” e “Terras Encantadas”. “São cinco painelistas que farão um relato do que as regiões aqui do Rio Grande do Sul mais próximas de nós oferecem de potencial para o turismo, então será um momento de bastante troca”, afirma Aurea. O evento, que ocorrerá no Espaço Inova Fest, das 14h às 17h, será aberto à comunidade, com inscrições gratuitas.
Além disso, no dia 19 de outubro, no mesmo local, haverá o workshop “Produção e Qualidade da Cachaça”, das 10h às 13h, com o professor do Instituto Federal Farroupilha Juan Marcel Frighetto. Interessados podem realizar a inscrição aqui.
Aurea Bigolin também ressalta que durante a feira haverá a visitação de agentes e empresas de turismo da região Metropolitana de Porto Alegre, que virão conferir o potencial turístico da região. “Eles têm interesse em conhecer o que nós temos a oferecer para promover passeios turísticos vindo da capital para o interior do estado”, relata a coordenadora da Comissão de Turismo, Lazer, Hospedagem e Recepção.
Lazer
Na área de Lazer, irá ocorrer, no dia 17 de outubro, das 9h às 15h30, o Fórum Regional de Esporte e Lazer, com o tema “Políticas Públicas e Atuação Profissional”. A atividade é aberta a profissionais de Educação Física, administradores de setores de esporte e lazer e demais pessoas interessadas em ouvir e debater sobre o assunto. O evento será no Sindicato Patronal Rural e as inscrições podem ser feitas aqui.
Durante toda a feira também serão disponibilizadas, gratuitamente, brincadeiras e jogos para crianças e adolescentes através da unidade móvel do programa “Esporte e Lazer em Movimento”, da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). Iniciado em 2021, o projeto conta com uma van equipada com materiais esportivos e de lazer para o público infanto-juvenil, como tênis de mesa, oficinas de pintura, jogos de tabuleiro e brinquedos infláveis.