Busca rápidaX

MANCHETES

Paulo Baier conquista acesso à Série B do Campeonato Brasileiro com o Botafogo de São Paulo

25 de setembro de 2022

Dois anos após ter caído à Série C do Brasileiro, o Botafogo-SP está de volta ao segundo nível do futebol nacional. O acesso veio neste domingo, com uma vitória sobre o Volta Redonda, por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, com gols do meia Thiaguinho e do atacante João Diogo.

Em sua campanha, o Pantera teve aproveitamento de 55,5% dos pontos disputados. No geral, o time venceu 13 vezes – o que mais triunfou entre todos participantes –, empatou três e perdeu nove. Na sétima rodada, o clube alterou o comando técnico, com a demissão de Leandro Zago, até então com 47,6% de aproveitamento, para a entrada de Paulo Baier, que levantou essa porcentagem para 56,8% e liderou o Bota ao acesso.

O time deve terminar esta Série C com o segundo melhor ataque, com 37 gols marcados, atrás apenas do Mirassol, que balançou as redes em 43 oportunidades. A defesa não foi tão eficiente quanto o setor de frente. Com 30 gols sofridos, o Tricolor ficou com a segunda pior marca entre os times que disputaram as chaves B e C.

O meia Gustavo Xuxa foi o artilheiro do Botafogo no campeonato, com sete gols, seguido de Bruno Michel e João Diogo, que marcaram cinco vezes. O centroavante Tiago Reis terminou com quatro gols. Fillipe Soutto fez três e Matheus Carvalho, Jean Victor e Ericson foram às redes duas vezes cada. Também marcaram Luketa, Delgado, Gustavo Henrique, Marcel, Salatiel, Diego Guerra e Thiaguinho.

No geral, o Tricolor, que não disputará a final da Série C, ficou com a terceira colocação, igual na campanha de 2018, quando também alcançou o acesso. A melhor participação do time de Ribeirão Preto (SP) na divisão foi em 1996, quando foi vice-campeão.

Mirassol e ABC decidirão o título da terceira divisão. Além deles e do Botafogo, o Vitória também estará na Série B de 2023.

Fonte: G1