Na manhã desta sexta-feira (05), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, deflagrou a Operação Nexus, cumprindo quatorze ordens judiciais em mais uma ofensiva contra o tráfico de drogas na região.
Segundo o Delegado de Polícia Rogério Junges, a ação é um desdobramento da Operação Bullock, deflagrada neste ano no município, e tem como objetivo desarticular um novo braço operacional de uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes. No total, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e três mandados de apreensão de veículos utilizados pelo grupo criminoso.
As investigações relacionadas apenas a este braço operacional do grupo criminoso já resultaram na apreensão de dois automóveis, cinco motocicletas, mais de 20 quilos de drogas — avaliados em aproximadamente R$ 143 mil — e na prisão de 23 pessoas, além das seis prisões efetivadas nesta sexta-feira. Na operação de hoje restaram apreendidos dois automóveis e duas motocicletas, todos utilizados na atividade criminosa.
Com as ações realizadas em 2025, a Draco de São Luiz Gonzaga atinge a marca de 56 pessoas presas por tráfico de drogas somente neste ano, consolidando sua atuação no enfrentamento ao crime organizado na região.