O partido que governou por mais tempo o município de Ijuí está em fase de articulações para as próximas eleições municipais. A 18 meses do início do processo eleitoral, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realiza reuniões internas com o objetivo de alinhar nomes que possam concorrer o cargo máximo do Executivo ijuiense.
Durante entrevista à Rádio Progresso, o vereador e presidente do partido Josias Pinheiro, disse que alguns nomes são fortes dentro do PDT. Ele citou como opções os ex-prefeitos Valdir Heck e Fioravante Ballin, e o deputado estadual reeleito Gerson Burmann. Heck foi prefeito de Ijuí por quatro mandatos (1989 a 1992; 2001 a 2004; 2005 a 2008 e 2017 a 2020). Derrotado nas últimas eleições quando concorreu o cargo de chefe do Executivo, Ballin foi secretário da saúde, vereador e vide-prefeito, e esteve no comando da prefeitura por dois mandatos (2009 a 2012; e 2013 a 2016). Burmann, por sua vez, foi reeleito deputado estadual e atuou como vice-prefeito de Ijuí, além de Secretário do Estado.
“Qualquer um dos nossos seis vereadores da nossa bancada também possuem o direito de se manifestar, assim como surgem alguns interesses em empresários que são filiados. Temos hoje em torno de oito ou nove nomes a serem analisados. O partido está se preparando com bastante força. O PDT faz bem para a comunidade de Ijuí. Nesses dois anos que estamos fora percebemos como o PDT está fazendo falta à comunidade de Ijuí. Isso não sou em quem estou dizendo e sim a própria comunidade. Estaremos voltando, com toda a certeza”, concluiu Pinheiro.