O Partido Democrático Trabalhista de Ijuí estará prestando uma homenagem na próxima segunda-feira, 21, à Beno Orlando Burmann. Falando na Rádio Progresso, o presidente da Associação dos Trabalhistas Históricos de Ijuí, Josias Pinheiro, o presidente em exercício do partido Mário Sérgio dos Santos, e o advogado Claudio Silva Rufino, destacaram a importância do ato.
Josias disse que na segunda feira, 21, a partir das 19 horas na sede do PDT, será contada parte da historia desta grande liderança, que tanto contribuiu com o trabalhismos em Ijuí. Destacou que ao contrário do que comentam, o PDT está em processo de reconstrução, muito vivo e presente na comunidade por tudo que já construiu no município.
Mário Sérgio dos Santos, presidente em exercício do partido, destacou que o evento marcará um grande momento da história do PDT. Frisou a importância da história de Beno Burmann, que foi um principais nomes do partido.
Já o advogado Claudio Silva Rufino, disse que Beno Orlando Burmann, nasceu onde hoje é um bairro de Santa Maria. Em 1929 seus familiares se deslocaram para Catuipe, onde fixaram residência.
Rufino explicou que Beno organizou na época o PTB, fez campanha eleitoral, realizando um grande trabalho no município. Na ocasião o partido elegeu o primeiro prefeito de Ijuí. Burmann foi o primeiro vereador eleito pelo partido.
Teve uma grande história na política local, foi cassado em 1964 com o golpe de estado. Na época se mudou para Santana do Livramento, mas em 1974 conseguiu absolvição e retornou à Ijuí. Em 1982 foi eleito deputado estadual, levando seu filho Wanderley Burmann, para prefeitura, com 10 vereadores eleitos.