Um dos planejamentos do PDT do Rio Grande do Sul é se afastar dos extremos políticos. Esse foi um dos encaminhamentos tomados no seminário “Encontro Trabalhista”, que aconteceu na última sexta-feira e sábado, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Segundo o vereador ijuiense, Matheus Pompeo de Mattos (foto), que participou do evento, a intenção da sigla, no Estado, já para as eleições gerais de 2026, é se aliar com partidos que atuam na posição de centro, por exemplo, MDB, Progressistas e PSDB. Isso também deverá se estender para os municípios. Matheus Pompeo esclareceu que tanto extrema esquerda, como partidos da extrema direita, não tiveram grandes êxitos nas eleições municipais deste ano.
Matheus Pompeo de Mattos ainda enfatizou durante entrevista hoje pela manhã na RPI, que o PDT não pode repetir erros do passado, como foi a recente coligação com o PT em Ijuí, para as eleições de 6 de outubro, em que o Partido dos Trabalhadores teve candidato a prefeito e o PDT a vice, porém, a coligação foi derrotada.
No evento da semana passada em Porto Alegre, o PDT gaúcho ainda decidiu ter trabalho mais profundo nas bases nos municípios e ter maior aproximação com pauta das massas, que atinge os trabalhadores.