Busca rápidaX

MANCHETES

Pejuçara conquista o selo destaque de município amigo da vacina

1 de outubro de 2022

O município de Pejuçara ultrapassou 100% do número de crianças de 1 a 4 anos que estava estipulado, referente à vacinação contra a poliomielite, durante a atual campanha nacional de imunização. Segundo a secretária de Saúde, Eliana de Moura Lopes, a meta era 154 crianças e já receberam a gotinha, 173 menores de idade, ou seja, 112%. A campanha foi prorrogada até dia 22 deste mês no Rio Grande do Sul.

Também até a mencionada data fica estendida a multivacinação, que visa revisar as carteiras de imunização do público de 0 a 15 anos. Eliana de Moura Lopes aproveita para frisar, no entanto, que em Pejuçara está muita baixa a procura pela vacina contra o HPV, que abrange pessoas de 9 a 14 anos. Também existe pouco interesse dos pais em vacinar crianças menores de 5 anos contra a Covid.

E o município de Pejuçara conquistou o selo destaque de município amigo da vacina. Trata-se de um reconhecimento pelo serviço prestado à população na imunização contra a poliomielite e Covid. O selo é iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

No ofício encaminhado à Prefeitura, o Ministério Público frisa: “é uma honra à instituição prestar homenagem dessa natureza em reconhecimento ao trabalho de sensibilização articulado e planejado com os órgãos do Estado, a partir dos territórios municipais, direcionados à qualificação dos indicadores vacinais de crianças e adolescentes. Ações dessa magnitude, sem dúvida, somente são concretizadas pela união de vontades e atuação conjunta dos órgãos de proteção comprometidos com a saúde e qualidade de vida daqueles que, com absoluta prioridade, merecem amparo efetivo e qualificado de seus direitos, em especial os atrelados à vida e à saúde”.
A secretária de Saúde, Eliana de Moura Lopes, comemorou a conquista e disse que o selo é o reconhecimento por todo o trabalho de eficiência realizado pela equipe da saúde do município de Pejuçara.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura